Quem sou eu

Minha foto

Graduada em Processamento de Dados
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Gigantes do Brasil


Adorei e recomendo a série do History Channel “Gigantes da Indústria”.  Para quem não é assinante do canal, pode-se encontrar todos os episódios no Youtube, e eles são dublados. Esta minissérie, tem quatro episódios e conta a história de Cornelius Vanderbilt (Ferrovias), John D. Rockfeller, Andrew Carnegie, Henry Ford e J.P Morgan ( GE). Eles são considerados como os grandes Titãs dos EUA e com exceção de J.P Morgan, todos os outros construíram seus impérios do nada. A série narra as oportunidades, os desafios, a ascensão e queda de alguns e os erros cometidos por eles, principalmente com relação aos trabalhadores e alguns episódios narrados são revoltantes e chocantes. Entretanto, leis e regulações de mercado foram criadas para estabelecer limites e fixar direitos, o que até então não existia.

Rockfeller e Carnegie foram rivais até a morte e ambos, no final da vida, organizaram fundações e centros onde aplicaram grandes somas de dinheiro ( estima-se que em valores atualizados, a Família Rockfeller tenha doado algo em torno de U$1 bilhão) para educação, saúde, pesquisas e cultura. A Fundação Rockfeller foi responsável pelos primeiros estudos sobre o vírus Zika em 1947 e faz o controle epidemiológico na região onde ele foi encontrado, em em Uganda. É uma mentira ridícula que a Fundação detém a patente ou o use para controle populacional, como anda circulando ai na Internet.

Nos dias 4 e 5 de Junho, a partir das 21h45, será exibida a série “Gigantes do Brasil”, que contará as histórias do Conde Francisco Matarazzo (Indústrias Matarazzo), Guilherme Guinle (Docas de Santos), Giusseppe Martinelli (Lloyde Brasil) e Percival Farquhar (Light do Brasil). São homens que construíram grandes empresas e deixaram um grande legado na História do Brasil, mas que infelizmente são quase desconhecidos do grande público. As Famílias Matarazzo e Guinle construíram hospitais, escolas e o parque Piqueri, no Tatuapé, foi uma propriedade dos Matarazzo.

Tivemos grandes homens e mulheres na história brasileira e costumamos estudar nossa história apenas pelos fatos. Toda oportunidade que tivermos em conhecer as pessoas por trás dos fatos é importante para entendermos suas motivações, o que deu certo ou errado. Estes homens, tanto os americanos como brasileiros construíram grandes empresas em tempos difíceis, com muito trabalho e pouco capital. Giusseppe Martinelli era um imigrante italiano e trabalhava como açougueiro. Andrew Carnegie era paupérrimo e começou a trabalhar aos dez anos, ajudando a sustentar a família. Todos materializaram seus sonhos e projetos e mudaram a história de seus países. Vivemos tempos difíceis é verdade, mas temos muitas facilidades que eles não tiveram. A dificuldade, entretanto, é a mãe das invenções e estes homens nos mostram que em épocas assim, grandes talentos florescem.

Assista ao trailer da série no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: