Quem sou eu

Minha foto

Graduada em Processamento de Dados
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A verdade quer ser vista e conhecida.


Quando era mais nova e o acesso às informações era escasso, fiquei muito impressionada com a história do fogo. Uma coisa tão simples foi motivo de dominação de um povo sobre o outro. Ainda falando sobre minha infância e adolescência,  qualquer coisa que passasse na televisão, geralmente copiada de fórmulas consagradas de programas americanos era um sucesso.  Um matemático era considerado um gênio porque trabalhava com probabilidades e algumas instituições eram referência como fonte de informação e de dados confiáveis.

Assim, um candidato falastrão tornou-se presidente, empresas criaram padrões e lideraram o mercado durante anos, reputações foram construídas. Mas aí veio o controle remoto, a televisão a cabo e a internet. Um admirável mundo novo, que permitiu a democratização do conhecimento e o questionamento de práticas, conteúdos e interesses . Este blog que publico é prova viva disso. E o Google também.

O problema é que muitos não perceberam isso. As informações estão ai para quem quiser acessar. A verdade quer ser vista e conhecida. Basta procurar. Por isso, a prática de alterar perfis na Wikipédia é interessante. Para quem quer saber algo mais a fundo, é geralmente o primeiro endereço que aparece. Não basta apenas mentir e construir uma história, é preciso fundamentá-la. Para espanto de muitos, tem gente que não se contenta com a superfície e vai atrás do que quer. Quer um exemplo?  Esta é a lei que unificou os programas sociais criados pelo PSDB no governo de Fernando Henrique Cardoso e que foram unificados para criação do Bolsa Família : Lei nº 10.836 de 09 de Janeiro de 2004.Regulamento : Conversão da MPv nº 132, de 2003
Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.
Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação - Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação - PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde - Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.
Mais uma vez repito: a verdade quer ser vista e conhecida. Da mesma forma que encontramos todos tipos de informações, sabemos distinguir entre uma porção de blogs e notícias falaciosas, o que foi negociado, o que tem preço, quais são os interesses que permeiam  publicações  insistentes, travestidas de reportagens que andam circulando por aí na reta final de uma das eleições mais disputadas da história do Brasil. E lembro que o interesse de muitos se sobrepõe ao interesses de poucos e que não há diferença nesta prática e o que aconteceu na Petrobrás. Aliás, há uma diferença sim : o preço é menor.

E termino afirmando que é preciso respeitar o leitor. Quem lê reportagens tem acesso a um universo mais amplo de informações, não se contenta com o primeiro resultado. Questiona, quer saber o que está por trás disso, quais são os interesses que estão em jogo. E no ramo de informações, credibilidade é tudo. Uma vez perdida, dificilmente será reconquistada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: