Quem sou eu

Minha foto

Graduada em Processamento de Dados
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Nosso camaleão Gilberto Gil


                           Há alguns anos tive o imenso prazer de assistir a um show                          de Gilberto Gil. A apresentação, o repertório e a qualidade são excelentes e ele é extremamente carismático. No meio do show, durante algumas pausas, as mulheres gritavam "lindo, lindo",não para o show, mas para este grande senhor.

Baiano, extremamente inteligente e articulado, Gil tem a inovação em seu DNA. Amigo de faculdade de Caetano Veloso e Maria Bethania juntos formaram uma banda e apresentam um  espetáculo em Salvador, chamado, "Nós, por exemplo".


No início dos anos 60 veio para São Paulo e trabalhou durante algum tempo na Gessy Lever (Unilever).Constumava se apresentar em programas de TV, mas teve seu grande momento com a música "Domingo no Parque" que defendeu no III Festival de Música Brasileira, na Record, acompanhado dos Mutantes. Em 1968 lança o disco Tropicália, juntamente com Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa  e Os Mutantes que marca o nascimento do Tropicalismo, que é uma junção de bossa-nova, jovem-guarda e rock americano, com forte influência do disco "Sgt.Peppers Lonely Heart Club Band", que Gil ouvia muito nesta época. 

Em 1969, após ser preso pelo regime militar, juntamente com Caetano, compõe "Aquele abraço" como despedida e vai para o exílio, em Londres, onde começa a ter contato com o Reggae. Volta o Brasil em 1972, lança o consagrado disco "Expresso 222" e dá seguimento em sua carreira. Com o disco "Quanta", ele vence o Grammy em 1998 na categoria  Best World Music Album e em 2005 vence novamente como melhor álbum contemporânio de World Music.

Gilberto Gil continua criativo, compondo e se apresentando, com o mesmo carísma e levantando o público que gosta de ouvir e cantar com ele. Para quem quiser saber um pouco mais sobre ele, tem um ótimo curta, que se chama "Tempo Rei"onde ele narra, com a participação de amigos e familiares a sua vida e fala de suas influências musicais.

Que ele continue a inovar e nos surpeender sempre, com seu talento único e composições maravilhosas como "Drão". Assista ao vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: