Quem sou eu

Minha foto

Graduada em Processamento de Dados
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Morro dos Ventos Uivantes - Wuthering Heights



Pode o amor superar todos os obstáculos, inclusive a morte? Duas pessoas podem dividir a mesma alma? Perguntas intrigantes que fazem de “O Morro dos Ventos Uivantes” , único romance de sua escritora Emily Brontë, um dos livros mais populares do mundo.

Em um local isolado da Inglaterra, Earnshaw, um senhor de antiga família volta de viagem e traz um menino, encontrado nas ruas de Liverpool, “uma carga tão escura como se acabasse de sair da casa do diabo”. Esta é a primeira descrição de Heathcliff.  Ele e Catherine Earnshaw se aproximam e vivem uma infância selvagem em meio as desolações de uma casa triste e assolada por escândalos, após a morte do patriarca e a ascensão de Hindley, irmão de Catherine, que rebaixa Heathcliff a posição de criado. A partir deste ponto, desenvolve-se uma história de amor que durará até o final da vida de ambos e continuará mesmo após o fim, envolvendo outros personagens, inclusive  Catherine Linton e Hareton Earnshaw.

A família Brontë mudou-se para Haworth, no condado de Yorkshire, onde o pai assumiu como pároco a igreja local. Emily e suas irmãs Anne e Charlote tornaram-se escritoras, sendo Charlotte a mais famosa delas, autora de “Jane Eyre” e “O Professor”. A região era um tanto isolada na época e a família tinha sérios problemas com Patrick, o irmão alcoólatra,que morreu precocemente vítima de uma vida de excessos e de tuberculose. Muito do ambiente sombrio e tenso retratado em “O Morro dos Ventos Uivantes”  é fruto das constantes discussões de Patrick com seu pai. De personalidade reclusa e muito tímida, Emily seguiu a irmã até a Bélgica, voltando em seguida para Haworth, onde gostava de caminhar e ler. Morreu de tuberculose aos 30 anos, sem conhecer o sucesso de seu livro. Anne morreu também vítima de tuberculose em 1849 e Charlotte, vítima da mesma doença faleceu em 1855. Especula-se que a água consumida na residência estivesse contaminada pela proximidade com o cemitério, já que os irmãos morreram da mesma doença. Além de “O Morro dos Ventos Uivantes”, deixou também um livro de poesias.

O livro é denso, com passagens tocantes e diálogos profundos, tendo causado certo escândalo na época de sua publicação. Mas certamente narra uma história tão forte, com personagens tão complexos e apaixonantes que muitas pessoas o tem como livro preferido e o guardam pela vida. Ao terminar a leitura, tem-se a impressão que você estava naquele lugar e foi testemunha de todas as histórias contadas por Elen "Nelly"Dean, ao pé da lareira.
                                                                 Paisagem de Haworth

Nos anos 70, Kate Bush fez estrondoso sucesso com a música "Wuthering Heights", onde ela assume o papel de Catherine. Segue o link da música .  
                                                                                          

                                                "Let me have it, let me grab your soul away..."
Legendas:
Foto 1: Casa que pode ter inspirado o cenário de "O Morro dos Ventos Uivantes" em 1920
Foto 2: Estado atual da casa
Foto 3 : Casa paroquial em que a família Brontë viveu em Haworth


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: